Pular para o conteúdo principal

Nosso herói chamado Nova!

Dia 27 de maio, a Marvel lançará a 25ª edição da revista do herói espacial Nova. Pra quem não sabe, esta é 4ª série regular do personagem, sendo que apenas a primeira delas – lançada em 1976 – alcançou 25 números.

Em seu press release a editora norte-americana já adiantou as capas das próximas três edições para atiçar a curiosidade do pessoal, como por exemplo, a da edição 28, que ilustra esta postagem; entretanto, o declínio acentuado no ranking de vendas nos últimos meses, notadamente a da edição 24 – que caiu para a 91ª posição –, acendeu o sinal de alerta.

Desde o lançamento da série atual, Nova mantinha uma posição equilibrada no ranking. Nada pra deixar a Casa das Idéias eufórica, mas pelo menos, razoavelmente satisfeita. Assim, perguntei a Doug Smith – responsável pelo site Nova Prime Page, dedicado ao personagem criado por Marv Wolfman – se ele acredita que o título possa ser descontinuado.

Ele esclareceu o seguinte: “Não. Acredito que Nova estará seguro por algum tempo. Essa queda de posição deve ter ocorrido por causa de minisséries e one-shots que foram lançadas, o que empurrou vários títulos pra baixo no ranking, mas não mexendo necessariamente nas vendas.” – Bem, torço para que Doug esteja certo.

Considerado por muita gente como a “grande promessa” da Marvel na Era de Bronze, “O Homem Chamado Nova” acabou sobrepujado em popularidade por outros personagens como Wolverine e os Novos X-Men, tornando-se praticamente um herói cult no decorrer das décadas seguintes, devido a um pequeno grupo de fieis leitores que torcia por sua volta. Leia mais sobre isso aqui, intrepid one.

Embora, eu, particularmente prefira a concepção original estabelecida por Wolfman nos seventies (a do adolescente inexperiente com superpoderes) devo admitir que os novos roteiristas Dan Abnett e Andy Lanning conseguiram, enfim, achar um lugar para o Cabeça-de-Balde dentro do Universo Marvel, e, portanto seria triste ver outro cancelamento precoce, mesmo para um personagem tão desvirtuado e diferente de suas características originais.

© Copyright Roberto Guedes

Comentários

Valcir disse…
Guedes,

O Nova era mais um adolescente com base na vida do Peter Parker. Só. Embora tenha a diferenciação venha com as aventuras dele enfrentando seres espaciais e, dessa forma, fugindo da clássica picada que o Peter recebeu daquela aranha e se transformar posteriormente no "Espetacular Homem-Aranha". Para os mais íntimos: "Cabeça de Teia" ou "Amigo da Vizinhança".

Nessa nova fase, diria que o Nova está mais os "Lanternas Amarelas" em alusão aos Lanternas Verdes da DC. Você não acha?
Roberto Guedes disse…
Acho sim, Valcir. Tá muito Lanterna Verde pro meu gosto.
Alias, essa foi exatamente a inspiração do Wolfman pra série original também, só que houve muita comparação com o Aranha, por ser um herói adolescente. Foi uma covardia, digamos. rs

Mas eram Hqs bem divertidas e despretenciosas.
Além disso, ele até tinha uma "vantagem" sobre o Aranha:

Nova realmente era um zero à esquerda. É pouco provável que virasse um super-herói se não ganhasse os poderes do alienígena.

Já Peter Parker, com aquele cérebro privilegiado, poderia criar armas (a teia, por exemplo) entre outras parafernalhas e combater o crime...

Bem, são apenas divagações de um antigo leitor. rs

Abração!
Valcir disse…
Guedes,

De fato, o cara - que nós nem lembramos o nome, já que o original morreu e direcionou o poder a algum sortudo - precisaria de muita inteligência para atingir o grau do Peter. Mas a sorte sorriu para ele. Vamos torcer para que essa nova edição dê certo.

Valcir
Jota Silvestre disse…
Fala, Guedes!
Apesar de eu ter uma certa fixação pelos comics dos anos 80, o Nova nunca foi um dos meus personagens preferidos.

Mas sei que é um dos seus, e isso fica muito claro no seu livro A Era de Bronze dos Super-Heróis.

Um dia hei de corrigir essa falha na minha formação quadrinhística...rs

Grande abraço

Jota Silvestre
http://papodequadrinho.blogspot.com
Anônimo disse…
Oi Guedes,
Boa lembrança da quebra do "recorde" anterior de 25 edições. também fui muito fão do antigo Nova, mas acredito que ele hoje está mais velho, e portanto mais maduro e um pouco diferente do herói que conhecíamos. Ainda não li nada do novo Nova, mas estou bastante contente com os rumos do persoangem desde a primeira aniquilação. Acho que agora o Nova vai....
Abraço.
Andre Bufrem
Carlos disse…
Mas Jota, o Nova é dos anos 70. hehe
Esfinge disse…
Adoro o Nova, principalmente a fase clássica, que foi publicada no Brasil pela RGE no Almanaque Marvel. A fase original dos Novos Guerreiros é boa também, mas só o começo, com o caso dele com a Namorita. É um personagem muito bom, mas não curti muito esse lance meio Lanterna Verde. Acho que a revista se segura porque as tiragens hoje são menores e a editora trabalha em cima desse patamar de vendas, se contentando com pouco.
Lucas disse…
Caríssimo intrepid one,
Espero que o gibi do cabeça de balde continue por muitos e muitos anos. E quem sabe ainda convidem o velho Sal pra desenhar uma edição?...
"Tá falado!" hehehehe
Leandro Carvalho disse…
Não concordo com o André: o que tem a ver o herói ser mais maduro com as histórias serem melhores ou não? Achei muito chata essa nova fase, e os desenhos então, horríveis. Até os do Carmine Infantino que nunca fui fã são melhores do que esses desenhos de photoshop atuais.