Pular para o conteúdo principal

Os bastidores do mal

Já amplamente anunciada nos sites especializados e redes sociais, a Mundo dos Super-Heróis 43 (maio de 2013) está demais, com várias matérias de interesse dos apreciadores de HQs, desenhos animados, filmes, seriados e action figures. Confira no site da Editora Europa clicando aqui.

Além disso, coube a este intrépido autor o privilégio e a responsabilidade de escrever a matéria de capa (também conhecida como "dossiê"); relatando em várias e várias páginas, os bastidores obscuros das criações de Superman, Batman e dos heróis Marvel.

Tudo está lá:

* As desavenças entre Jerry Siegel e Joe Shuster com seus patrões mafiosos, que acabaram nos tribunais
* A guerra de egos entre Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko, com detalhes de um bate-boca numa rádio
* Os planos astutos de Bob Kane que excluíram Bill Finger de qualquer lucro com a marca Batman

A proposta central dessa reportagem é trazer nova luz a um assunto espinhoso, muitas vezes ignorado pelo fandom, mas necessário, a fim de mostrar ao leitor que nem tudo são flores no meio dos Quadrinhos - que, assim como em qualquer outra área profissional, rola muita sujeira, intriga e puxada de tapete. A falta de respeito pelo próximo, a ganância e a inveja formam um tempero nauseante no caldeirão de vaidade e ambição que é despejado nos corredores e redações das editoras.

A mesma abordagem também é empregada na minha coluna mensal, Universo Marvel/DC, com uma narrativa entrecortada com depoimentos picantes e reveladores, desta vez focando a gênese do Monstro do Pântano. Será que Stan Lee ficou contente de ver a DC Comics lançando uma fera de lama um mês depois da estreia do seu Homem-Coisa? Saiba a resposta lendo mais essa imperdível edição da Mundo, meu chapa!

Bem, completando esta postagem, seguem algumas imagens bacanas que, por falta de espaço não entraram na revista. Ficam como brindes aos seguidores do blog.

* Uma foto de Kirby, publicada originalmente num fanzine americano de 1971
* Monstro do Pântano e Homem-Coisa retratados por Nestor Redondo em 1980
* Uma carta recente de Steve Dikto a um fã, em que diz não lembrar mais dos detalhes sobre a criação do Homem-Aranha (evidenciando seu aborrecimento em relação ao assunto)



© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários

Patrick disse…
Amanhã mesmo irei comprar essa revista. Deve estar imperdível!!!!!
Carlos disse…
Isso aqui tá perfeito: "A falta de respeito pelo próximo, a ganância e a inveja formam um tempero nauseante no caldeirão de vaidade e ambição que é despejado nos corredores e redações das editoras."

Anônimo disse…
Muito bom Guedes. Mal posso esperar pela minha Mundo.
Valeu pelos brindes. Essa carta do Ditko é uma rarida!
Andre Bufrem
Zé Borba disse…
Essa promete. Parabéns desde já, Guedão! Assim que encontrá-la na banca vou comprar.
Roberto Guedes disse…
Valeu, chapas! Enviem comentários assim que lerem o dossiê!
Lucio Batista disse…
Eu li o dossiê ontem à noite de um fôlego só. Adorei cada linha que você escreveu, todas recheadas de informações preciosas sobre os bastidores dos comic books. Uma coisa ou outra a gente já tinha ouvido falar, como o descaso da National (DC) com os criadores de Super-Homem, mas o seu texto sempre muito lúcido e inteligente realmente jogou nova perspectiva ao assunto. O nascimento dessas grandes editoras atreladas aos nerds, à cultura judaica e aos mafiosos formou uma combinação única e ambigua que tornou os quadrinhos de super-heróis imbatíveis e fascinantes para os leitores de todo o mundo. E você como nosso maior especialista no assunto acrescentou detalhes reveladores, dando aos leitores e fãs uma nova compreensão de até mesmo por que os personagens serem do jeito que são. Outro ponto positivo (numa matéria que só tem pontos positivos]) foi a transcrição da briga ao vivo de Stan Lee e Jack Kirby num programa de rádio. Acho que agora acabaram-se os argumentos de que Kirby escrevia as tramas, sendo que o próprio admitiu que não escrevia, ao ser interpelado por Stan Lee. A reportagem teve o cuidado de mostrar todos os lados, e apesar de atestar que Kirby merecia todas as honrarias por sua contribuição aos quadrinhos, ele não foi de fato a cabeça por trás do sucesso daqueles gibis do grupo Marvel.

Parabéns, Roberto, e que venham mais dossiês e livros dessa magnitude pela frente.

Abraços de seu fã de longa data
Marcilio disse…
Como sou assinante vou esperar a minha ok. Mas em se tratando de uma matéria sua, com certeza vale cada centavo. Roberto não esqueci do Almanaque Meteoro 04 não ok, mas pretendo só fazer o pedido no começo de julho, pois estou administrando minhas compras com quadrinhos que não é pouca coisa. Abraços.
EdPontes disse…
Muito bom mesmo. Foi a primeira coisa que li na revista assim que comprei. Um aparato de informações fantástico o dossiê. Poderia ter mais matérias desse porte na Mundo. Parabéns e sucessos sempre.
Roberto Guedes disse…
Ed, Marcilio e Lucio, obrigado pelos comentários. Além da coluna mensal que assino, já estou preparando mais duas grandes reportagens pra MSH.

Abraços!
Luiz disse…
A ideia da reportagem me lembra a série de livros "Guia politicamente incorreto da história do mundo", que quebra as várias formas de idolatria e demonização de pessoas e eventos famosos, mas mostrando que todos são são acima tudo humanos, com talentos para desenvolver e problemas internos para resolver.