Pular para o conteúdo principal

Herói mirim de outrora


Se você tem menos de 45 anos é pouco provável que tenha ouvido falar do Supermino ("Superino" no original), do histórico semanário italiano Corrieri dei Piccoli - do jornal Corriere Della Sera. Uma criação de Gami (roteiro) e Mario Sbattella (arte). 

A estreia ocorreu na quinta edição do Piccoli, em 3 de fevereiro de 1974 - embora algumas fontes, muito vagas, afirmem que o personagem já teria aparecido em edições do Piccoli entre os anos de 1957 e 1961. De qualquer maneira, é notório que o personagem fez parte da reformulação do suplemento iniciada em 1972, estreando na edição 5 (quinta semana de 1974). 

Mino é um menino tímido e inteligente que vive no circo do seu tio. Seus melhores amigos são o gato Anacleto e a menina Liliam. O felino é o único que sabe o segredo de sua dupla identidade. Apesar do roteiro extremamente ingênuo, era uma série divertida, com um protagonista simpático que tinha poderes semelhantes aos do Superboy (superforça, supervisão, capacidade de voar etc.) e uma máscara idêntica a do Fantasma - herói das tiras de jornal criado por Lee Falk.

No Brasil, Supermino fez parte do pacote de lançamentos da Bloch Editores, o “Clube do Bloquinho”, junto com os super-heróis Marvel, e mais Gato Felix, Fix e Fox e outros personagens. Apareceu em Bloquinho 1 (fevereiro de 1975), uma revista que durou 10 edições, sendo que do número 6 em diante o herói se tornou a atração principal, com seu logotipo predominando na capa.

Detalhe: O desenho que estampa esta postagem é uma homenagem feita pelo talentoso artista brasileiro José Carlos Braga Câmara.

© Copyright Roberto Guedes. Todos os direitos reservados.

Comentários